segunda-feira, 2 de maio de 2011

INVESTIMENTO lidera as opções dos gestores na internacionalização

Como internacionalizar? Existem diferentes formas como vimos em anterior artigo ("Escolher a forma de internacionalização"), mas também existe a sensibilidade dos empresários e gestores.
Fomos colhê-las. 
Assim o site pmeportugal.pt promoveu uma sondagem relativa s seguintes formas de internacionalização:
  
· Exportar via trading
· Com agente de vendas local
· Importador/ Distribuidor local
· Constituindo empresa local
· Comprando empresa local
O presente questionário esteve aberto durante o mês de Abril, no site www.pmeportugal.pt, tendo obtido a seguinte distribuição de respostas:
Barometro PME (Abril de 2011: Formas de Internacionalizar
Paralelamente decorreu uma sondagem ou pesquisa  com perguntas promovida por Joaquim Rocha da Cunha no linkedin 
Barometro PME no linkdin (Abril 2011): Formas de inetrnacionalização
Ora em ambos os casos o INVESTIMENTO direto lidera as opções de Internacionalização.
Este fato indicia que os gestores e empresários percebem um fenômeno da maior importância: o de que, para estar a sério e controlar um mercado externo, a via principal, é investir nele. Não é a mais fácil nem a mais barata. Mas é a mais eficaz, a médio e longo prazo.
Com efeito através da venda via trading que (re)exporta as empresas não têm risco, mas tem muito menor ganho e nenhum controlo do mercado final. Fazem uma venda para exportação passiva.  Este é o caso da maioria das exportações e do comércio mundial.
Ter agentes ou importadores já é bom, mas cada vez mais difícil, e também não garante o controlo do mercado, pois os olhos e ouvidos dos gestores não estão no mercado.
No inquérito da pmeportugal.pt, 2 em cada 3 gestores dão primazia ao investimento.  Mais:  6 em cada 10 empresários, preferem internacionalizar através de constituição de empresas como filiais nos mercados de destino. E 7% vão mais longe e consideram a aquisição de empresas ou e partes de empresas como a ideal. Donde concluímos da elevada sensibilidade e consciência dos gestores para esta questão crucial.
Na sondagem do linkedin a investir constituindo empresa local no mercado também liderou as opções com mais de metade das respostas (53%).
Assim é surpreendente pela positiva a percepção que gestores empresários têm do investimento como forma de internacionalização e controlo dos mercados externos.
Para aceder a soluções de investimento externo vá a http://www.pmeportugal.com.pt/Parcerias/Invest-in.aspx
No próximo artigo analisaremos as diferentes formas de distribuição e suas preferências
Lurdes Mota Campos
Advogada, MBA e Gestora de Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário