terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Recife-Suape (PE), novo pólo industrial do Brasil

O porto de Suape, no Estado de Pernambuco, Brasil, está a tornar-se num novo e emergente pólo industrial do Brasil. Localizado a escassas dezenas da cosmopolita Recife, Suape, tem uma zona industrial e logística que vem batendo mês após mês, records de investimento.

Mesmo se a época mais conveniente para anunciar obra seria em Setembro (eleições para Presidente e Governador - que ditaram continuidade), a verdade é que o ritmo de anúncios não diminuiu, muito pelo contrário, acelerou.

Ontem mesmo o Governador Eduardo inaugurou a nova fábrica da CAMPARI num investimento de cerca de 50 Milhões de Euros, enquanto o Presidente Lula inaugurava trechos da nova ferrovia Transnordestina que ligará Pernambuco ao Ceará (ver mapa à esquerda).

Ora hoje, a FIAT na presença do Presidente Lula, anuncia nova fábrica de automóveis para o Brasil (a FIAT é líder no emergente mercado automobilístico brasileiro), um investimento de cerca de 1400 milhões de euros, gerando 5.000 posto directos, e um pólo de empresas fornecedoras que por arrasto se instalarão, num perímetro de 400 ha.

Hoje mesmo, fonte indicam a possibilidade da Hyundai instalar também em Pernambuco uma nova fábrica em Suape (ver localização geoestratégica mundial no mapa supra).



Estas notícias incrementam a tendência de industrialização da região, que contrasta com a do país, que globalmente tem perdido indústria. Recife - Suape, têm atraído indústria, numa revolução industrial de dois dígitos, quanto cresce o PIB do Estado de Pernambuco.

Certamente pela mão de obra mais barata e abundante, pelo menor preço de terrenos, mas com a mão visível do Governo Federal do Presidente Lula e do Governador Estadual Eduardo Campos, Suape recebe mega-investimentos como:
- Estaleiro Atlântico Sul
- Estaleiro Promar
- Petroquímica de Suape (Petrobrás)
- Refinaria Abreu Lima (Petrobrás)
- Siderúrgia



A PETROBRÁS que tem a concessão do Petróleo e gás existentes no Pré-Sal das águas territoriais Brasileiras, é responsável por muitos destes investimentos pesados (só a refinaria custará cerca de 15 Mil Milhões de Euros), que arrastam outras empresas e indústrias, gerando uma enorme cadeia de valor industrial.

Recife, capital de Pernambuco, está historicamente vinculada a Portugal, pois além de séculos de história comum, alberga uma grande comunidade lusófona, tem hoje grandes argumentos para captar investimento, desde logo a sua localização e infra-estruturas, bem como incentivos fiscais ao investimento.

Um comentário: